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Dicas básicas para design de cartazes promocionais
Se você nunca criou um cartaz na vida, veio ao lugar certo. Reunimos aqui as principais dicas para você, mesmo sem experiência, não fazer feio. E ao final você vai saber como usar a tecnologia para deixar tudo ainda mais fácil.
Se você chegou até aqui é porque deve estar ansioso para criar seus cartazes promocionais, certo? Mas calma! Antes do design de cartazes você precisa definir seu objetivo.
Tudo o que você irá aprender aqui sobre texto, cores, tamanho, etc, será feito com base nesse objetivo. Cada cartaz tem um objetivo. Para defini-lo, é fácil:
que mensagem você quer comunicar?
que emoção o cartaz deve despertar?
em que lugar o cartaz será exposto?
Em um PDV existem muitos estímulos, especialmente visuais. São produtos, prateleiras, funcionários, etiquetas, gôndolas… Com tanta “concorrência”, o cartaz deve transmitir uma mensagem que possa ser captada em poucos segundos.
Isso não significa necessariamente que ele deva ser simples. Por mais que isso seja o mais indicado, cartazes promocionais mais sofisticados também têm seu espaço, desde que diagramados de forma harmoniosa e que sejam considerados os pontos que destacamos neste artigo.
Definindo seus objetivos e estudando através deste e de outros conteúdos, você não estará perdendo tempo. Lembre-se que é recomendado que 80% do tempo que uma tarefa leva para ser executada devem ser dedicados ao planejamento.
Para evitar o desgaste necessário no futuro, com refações, correções, testes e erros sucessivos, comece do jeito certo! É só ler com atenção e aplicar as dicas abaixo.
1. Modelos de cartazes para inspiração
Você sabe o que é um template? É um modelo pronto e personalizável de design que torna sua vida mais fácil.
Se você tiver um destes disponível, não será necessária nenhuma qualificação específica para criar, gerenciar e imprimir seus cartazes promocionais.
É a melhor forma de começar quando não se tem nenhuma experiência.
Experimente fotografar cartazes que te chamam a atenção em lojas que você frequenta (mas cuidado para não plagiar!).
Ferramentas online de cartazeamento também oferecem modelos pré-prontos, com a vantagem de que não há nenhuma restrição de uso.
2. Hierarquia de informações em cartazes promocionais
Se você já se sente confiante e deseja ir um pouco além de usar ideias prontas, precisa ter alguma noção de design.
Um dos fundamentos mais importantes para começar do zero é a hierarquização de informações.
Funciona assim: nós lemos da esquerda para a direita e de cima para baixo. Mas os nossos olhos também são atraídos para certos elementos do design.
Preste atenção neste post, por exemplo. Provavelmente você passou os olhos pelos títulos e subtítulos, e só depois começou a ler este parágrafo.
No cartaz o cliente vai ler primeiro a informação que você destacar. É por isso que lá no início dissemos para você definir bem o seu objetivo!
É o preço? O número de parcelas? A marca? Ou alguma qualidade específica (lançamento, exclusivo, últimos dias)?
3. Cores e fontes em peças promocionais
Agora sim, chegamos à parte mais importante do design: a escolha de fontes e cores. E é aqui que muita gente acaba errando…
Cores e fontes fazem toda a diferença no design de cartazes promocionais. Para esta finalidade específica, uma das técnicas mais utilizadas é a do alto contraste.
Texto preto sobre fundo amarelo, ou texto vermelho sobre fundo branco, por exemplo, garantem a alta legibilidade.
Mas cuidado: dependendo do caso, eles podem transmitir uma noção de falta de sofisticação ou produto barato (o que nem sempre é o desejado).
O mesmo cuidado deve ser observado com a tipografia, a famosa “fonte de letra”.
Produtos mais baratos podem ser anunciados com tipografias mais informais, despojadas. Já produtos sofisticados ou gourmet pedem letras mais rebuscadas.
Com o tempo você vai desenvolver um feeling apurado para estas escolhas.
4. Padrão de impressão para cartazes
Depois de concluído o design, é hora de fazer o trabalho conhecido como “arte final” e preparar o arquivo para impressão.
Esta parte mais técnica envolve muitos fatores, e não é possível simplificar. Mas por ora o que você precisa saber são duas coisas: o esquema de cores e os formatos.
Softwares e ferramentas de design trabalham com dois esquemas de cores: RGB e CMYK . O primeiro á apropriado para imagens que serão vistas em uma tela. Para cartazes impressos, a produção deve ser em CMYK.
Seu cartaz também deve ser desenhado de acordo com os padrões de papel existentes. É importante incluir linhas de corte e sangrias que permitam que o cartaz fique “inteiro” mesmo após ser recortado.
Também não esqueça de ajustar elementos de design, como o tamanho de fontes, ao tamanho do papel utilizado para impressão. Especialmente quando adaptar a mesma arte para formatos diferentes.