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Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado
Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.
Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços dos produtos podem ser alterados e atualizados quase que de forma imediata. Facilitando a divulgação de promoções, novidades na loja e comunicados aos clientes. Portanto, é uma ferramenta de comunicação tão eficiente que não pode ser ignorada.
Além disso, o cartazista também pode ser um grande trunfo que o supermercado pode ter, já que ele é capaz de trazer vida, personalidade e autenticidade para a sua marca. Para isso ser possível, é preciso conhecer a importância dos cartazes de supermercado, o que ele pode fazer pelo seu negócio e quais as principais letras que podem ser utilizadas. Neste artigo vamos tratar de tudo isso. Confira!
Por que utilizar cartazes de supermercado?
Os cartazes de supermercado são uma opção relativamente barata e prática de chamar a atenção do cliente para os produtos que estão em promoção. Mas não apenas isso, eles também podem te ajudar a se comunicar com o cliente. Por exemplo, caso haja algum problema com o pagamento por cartão, ou alterações no acesso à loja. Os cartazes estão sempre lá para ajudar o varejista.
Além disso, eles podem ser colocados na fachada do supermercado, aumentando o alcance e as chances de atrair clientes para dentro da loja. E, uma vez que o cliente tenha entrado na loja, então os cartazes podem ser utilizados para indicar promoções, ofertas relâmpago e para mostrar o preço dos produtos em alguns setores.
Outra grande vantagem é que caso os preços sejam alterados ao longo do dia ou você faça promoções relâmpago, quando o supermercado possui um cartazista, os cartazes com os novos preços poderão ser rapidamente produzidos. Desta forma, você não precisa enviar para uma empresa terceirizada pela produção desse material, ou mesmo aguardar a impressão e a tinta secar, caso isso seja feito no próprio supermercado.
Resumidamente, os supermercados que possuem cartazistas podem facilmente sair na frente da concorrência, melhorando a comunicação com o cliente e aumentando as vendas. Confira todas as dicas para preparar um cartaz de sucesso no nosso artigo Como fazer um cartaz de ofertas de supermercado em 8 passos.
Trazendo personalidade para a sua marca com o cartazista de supermercado
Os cartazes são uma forma de visual merchandising do supermercado, ou seja, se utilizados corretamente, eles podem te ajudar a reforçar a sua marca e transmitir a mensagem certa. Da mesma forma, eles também podem prejudicar o seu negócio e passar a mensagem de falta de profissionalismo se preparados sem planejamento.
Por isso, a escolha da fonte e das informações que irão nos cartazes é importantíssima. Claro que o nome do produto e o preço devem sempre aparecer, mas caberá a você mostrar o preço sem o desconto, ou mesmo incluir pequenos desenhos conforme a época do ano ou a data comemorativa a qual a promoção se refere.
Etapas para criar um cartaz de supermercado que realmente funcione!
Assim, se você quiser, ainda pode utilizar a criatividade e contar uma pequena história com esses desenhos nos cartazes. O importante é que os cartazes ajudem a trazer a personalidade, transmitir a mesma mensagem e ter o mesmo conceito que a sua marca. Já que tudo isso contribui para reforçar quem a sua marca é e aumentar as chances de reconhecimento do cliente.
Dito isso, é evidente que você precisará contar com cartazistas de supermercado bem treinados e que entendam bem o seu branding e qual é o visual merchandising da sua marca. Desta forma, preparar os cartazes será muito mais fácil e também eles serão mais eficientes.
Melhores letras para cartazes de supermercado
Parte do segredo para conseguir chamar a atenção do cliente com os cartazes de supermercado é a escolha das letras certas. Existe uma grande diversidade de letras disponíveis, por isso, é preciso tomar cuidado com qual escolher.
Isso porque, elas precisam ser legíveis para os clientes, mesmo a uma certa distância. Afinal de contas, há pouco tempo para conseguir chamar a atenção dos clientes, na maioria das vezes isso deve ser feito em uma questão de segundos. Ou seja, se o cliente tiver dificuldade para conseguir ler o que está escrito, provavelmente ele passará batido pelo cartaz.
Vale a pena ressaltar também que a escolha da fonte pode estar relacionada com alguma data comemorativa do varejo. Desta forma, você consegue atrair ainda mais a atenção do cliente, já que o cartaz estará diferente do que ele sempre vê. Apenas tome cuidado para não ficar muito diferente daquilo que é apresentado geralmente ao cliente.
A seguir, daremos algumas sugestões de quais letras e estilos o cartazista de supermercado poderá utilizar na preparação do cartaz. Escolha aquele que mais combina com a identidade da sua marca e coloque em prática a nossa dica.
Lettering
A técnica de lettering é uma das mais utilizadas pelos cartazistas de supermercado. Nessa técnica a letra fica com um traço mais grosso quando desce, e apresenta voltas com linhas mais finas na parte superior.
Com ou sem serifa
A serifa consiste naquele detalhe de traço nas extremidades das letras. Por exemplo, a fonte do tipo Times New Roman possui serifa, enquanto a Arial não possui. De modo geral, as letras que possuem serifa transmitem uma sensação mais clássica e tradicional. Já as letras sem serifa, geralmente permitem uma leitura mais fácil e também podem transmitir uma sensação de modernidade.
Cursiva
Os cartazistas de supermercado que optarem pela letra cursiva precisam ter um cuidado extra. Isso porque elas tendem a ser mais enfeitadas e cheias de detalhes, o que pode deixar o cartaz bastante difícil de ler. Essas letras são excelentes para convites, certificados e diplomas, mas devem ser evitadas quando se trata de chamar a atenção dos consumidores do supermercado.
Decorativas
Como o próprio nome diz, as letras decorativas fazem parte da decoração e podem ser utilizadas em ocasiões especiais. Por exemplo, se o supermercado quiser fazer uma promoção de Festa Junina ou Carnaval, a letra decorativa pode ser uma forma interessante de chamar a atenção do cliente e de reforçar a marca do supermercado.
Entretanto, o cartazista deve evitar utilizá-las o tempo todo. Como elas são muito diferentes e marcantes, o cliente pode acabar se cansando dela e deixando de prestar atenção ao cartaz. Talvez seja interessante reservar essa técnica para algumas datas específicas.
Outros detalhes importam
Claro que a escolha da letra é algo importantíssimo na hora de preparar o cartaz e a habilidade do cartazista deve ser levada em consideração. Inclusive, você pode pedir sugestões para ele de outras fontes que podem ser utilizadas.
Entretanto, outro fator que pode influenciar o sucesso dos cartazes são as cores escolhidas. Você já sabe que algumas delas chamam mais atenção do que outras. Não é à toa que a maioria dos cartazes de supermercado são amarelos com letras vermelhas. Isso não significa que você deva fugir delas, mas pode utilizar isso a seu favor.
Por exemplo, se as cores da sua marca são laranja e azul, então que tal fazer os cartazes destas cores? Ou então, se o seu supermercado apoia a campanha Outubro Rosa, na luta contra o câncer de mama, pode utilizar rosa para os cartazes naquele mês. Ou então, durante o período da Black Friday pode apostar em cartazes pretos.
Tudo vai depender da sua marca, das suas estratégias de marketing e da aceitação dos clientes. Mas, sem dúvida alguma, você conseguirá se destacar da concorrência.
Cartaz de supermercado x experiência do cliente
Em um supermercado, os principais objetivos são ter clientes fiéis e conseguir ter lucros e eles estão diretamente ligados à experiência que os consumidores têm enquanto fazem compras na sua loja. Mas, você já parou para pensar em como os cartazes podem oferecer uma melhor experiência de compras? Então vem com a gente e entenda.
Os cartazes podem ser utilizados para atrair a atenção do cliente para os produtos que estão em promoção ou para as novidades da loja. E, quando o cliente percebe que ele teve algum tipo de benefício ao se relacionar com a sua marca, você já ganha alguns pontos.
Os cartazes também podem te ajudar a comunicar outras coisas para os clientes, por exemplo, convidar para fazer parte do programa de fidelidade, para identificar os setores do supermercado, renovações na loja, dentre outros. Uma boa comunicação com o cliente facilita as compras dele e como ele vê a sua loja. Ou seja, o seu supermercado ganha mais pontos.
Diante disso, é evidente que os cartazistas de supermercado são funcionários estratégicos na sua loja. Afinal, eles conseguem te ajudar a aumentar as vendas e a fidelizar os clientes. Portanto, valorize-os.
Estratégias para melhorar a experiência de compras do cliente
Mas, apenas ter cartazes bem planejados e preparados não é a única forma para conquistar os seus clientes de uma vez por todas O ideal é que você tenha uma estratégia focada em oferecer sempre o melhor para o cliente, que englobe um bom atendimento, um bom ambiente de compras e produtos de qualidade.
Para isso, é essencial que você tenha um programa de treinamentos para os funcionários, ensinando técnicas de vendas, de atendimento ao cliente, dentre outros. Além disso, você também pode investir nas estratégias de marketing sensorial.
Por exemplo, o som ambiente pode influenciar diretamente o tempo que o cliente passa na loja. Estudos comprovam que quando a música é agradável, 35% dos clientes ficam mais tempo comprando e 14% compram mais do que o planejado. Além disso, a música também pode ajudar a sua marca a ficar na memória do cliente.
Ainda no marketing sensorial, aproveite que você atua no ramo alimentício e oferece degustação de produtos para os seus clientes. Assim, eles podem experimentar um novo produto e decidir levar para casa. Sem falar que essa estratégia também deixa os consumidores mais abertos e dispostos a comprar novos produtos.
Interessante, não é mesmo? Então aproveite e confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
Cartazistas de supermercado: últimas dicas
Vale mencionar que esta é apenas uma técnica e que não precisa necessariamente ser utilizada nos seus cartazes. O importante é que cada supermercado e cada cartazista crie a sua técnica e siga um padrão. Assim, o cliente se acostuma com aquela imagem e já saberá o que irá encontrar ao olhar para o cartaz.
Outro ponto importante para os cartazistas de supermercado ficarem atentos é com relação à preparação do cartaz. Eles devem ser feitos conforme a necessidade da loja, geralmente antes de abrir. Assim, os clientes já irão se deparar com os preços atualizados assim que entrarem na loja.
É preciso também ficar atento para que, sempre que os preços sofrerem alterações, todos os cartazes referentes àquele produto sejam trocados. Isso evitará transtornos e problemas com clientes que se interessaram pelo produto devido o preço, mas se depararam com um valor diferente na prateleira ou no caixa.